Seja Frenético

domingo, 3 de junho de 2012

Prefacio


Acho válido todos os tipos de leitura.

É claro que não gosto de tudo e chamo muita coisa de porcaria. Tenho minha opinião. Mas acho válido que se alguém gosta de ler o que quer que seja não sou de julgar. Sempre li quadrinhos quando criança, Harry Potter me ensinou a ler obras mais longas, best-sellers me chamam atenção e não nego um romance água com açúcar de banca de revista. Adoro Shakespeare, me encontro em Jane Austen e entro no meu próprio país das maravilhas com Carroll.

Por estudar letras, escuto muita gente pedante falar mal de Dan Brown (adoro) e da Saga Crepúsculo (já li). Por lá, Paulo Coelho é quase sempre metralhado (estou sempre no meio atirando) e os clássicos são aclamados (nunca li todos e nem sei se vou ler).

Nick Hornby, meu mais novo vício, escreveu:

“Por favor, pare de ser condescendente com aqueles que estão lendo um livro – como O Código Da Vinci – porque eles estão gostando. Para começar, nenhum de nós sabe o esforço que isso representa para o leitor. Pode ser que seja o primeiro romance longo que ele lê; talvez seja o livro que finalmente vai revelar o propósito e a alegria da leitura para alguém que, até então, não entendia o poder de atração que os livros exerciam sobre os outros. E de qualquer forma, ler por prazer é o que todos nós deveríamos estar fazendo. Não digo que deveríamos estar lendo romances melosos ou suspenses (embora se isso é o que você quer ler, tudo bem por mim, porque aqui vai algo que mais ninguém vai lhe dizer: se você não leu os clássicos ou o romance que ganhou o prêmio de livro do ano, nada de mal vai lhe acontecer; e mais importante, nada de bom vai lhe acontecer se você ler); Eu simplesmente quero dizer que o virar de páginas não deveria ser algo cansativo. Todo o propósito dos livros é que nós os lemos, e se você descobrir que não consegue, a culpa pode não ser da sua inadequação.” (tradução minha, original aqui)

... e concordo completamente. Minha máxima é a que de todos deveriam ler, o que cada um escolhe não é problema meu.

Por aqui eu vou falar de tudo o que eu leio, quero ler e dos muitos livros que comprei e nunca li. Aceito sugestões, elas são sempre bem vindas, e as críticas, se forem quanto aos livros mencionados, não receberão tanta atenção já que durante a minha leitura o prazer foi meu, e não compartilhado. Tenho curiosidade e amor por adaptações, então os filmes também vão ser uma constante.  No mais, this is it. :)

3 comentários:

  1. Eu sempre disse que não importa a leitura e sim o ato de ler. Acho que cada um se encontra na literatura que mais se vê e concordo quando o autor aí diz que aquele romance pode ser de difícil compreensão para aquele leitor. Pode ser sim o primeiro "grande" livro que ele está lendo.
    Acho que o caminho é por aí mesmo. :)

    ResponderExcluir
  2. Mulher, mulher, também amo quadrinhos e Nick Hornby.
    Tu já leu Clube dos Corações Solitários? É do André Takeda, um brasileiro que dizem (nem sei se concordo) ter sido influenciado pelo Nick Hornby.
    Olha, o Clube é lindo. E é sobre crescer.

    =)

    ResponderExcluir
  3. Pra quem começou lendo Chico Bento, ler esse post é uma delícia! Minha sugestão pra ti é a saga Hunger Games. Devorei os três livros em duas semanas em tempo de ter aula e dar aula. Cê iria gostar muito, certeza.

    ResponderExcluir

 

Receba nossas notícias