Seja Frenético

domingo, 17 de junho de 2012

Capítulo IV - Frenesi Polissilabico


O livro de hoje é especial! Foi ele que me deu a ideia para o blog e eu simplesmente roubei o título na cara dura, haha.



The Complete Polysyllabic Spree (Frenesi Polissilábico em português) é um livro sobre leitura. O autor, Nick Hornby, escrevia uma coluna de jornal onde se propôs a dizer quantos e quais livros leria naquele mês, quantos de fato leu e comentar sobre os mesmos e os motivos pelos quais deixou de ler determinado livro ou trocou um título por outro. Cada capítulo é um mês e sempre começa com uma lista dos livros comprados e ao lado uma lista com os livros lidos. Os títulos mudam, às vezes alguém emprestou um livro e ele preferiu ler aquele ao invés de um que ele havia comprado. Logo após começam os comentários e as explicações sobre as escolhas e todo o processo de leitura.

Talvez por essa definição você ache que é um livro cheio de resenhas, mas não. Até porque se fosse, eu não leria. Ele escreve de uma forma muito intima, sempre deixando claro que é a opinião dele, e eu me apaixonei pela forma como ele trata a leitura. Como eu citei no primeiro post aqui do Frenesi, qualquer forma de leitura é válida e, se você não gosta de poesia, mas adora um romance policial, tudo bem. O que importa é que você leia, independente do gênero.

Me apaixonei pelo Nick quando uma professora passou About a Boy em uma disciplina. Se vocês não leram, talvez tenham visto o filme, que eu morria e não sabia que tinha sido baseado no livro.




A escrita dele é super gostosa de ler, parece que ele tá conversando com o leitor e a beleza não vem de palavras difíceis e estilo rebuscado, vem de dizer coisas profundas da forma mais simples possíveis (a verdadeira beleza das palavras, na minha opinião).  As tiradas são geniais e os personagens são apaixonantes.

Ainda vai rolar muito Nick Hornby por aqui, já que falta bem pouquinho pra eu completar minha coleção dele.  Nessas férias eu me propus a ler pelo menos 4 títulos dele, então talvez eles apareçam pelo Frenesi depois! :)

1 comentários:

  1. Que bacana seu post, Camila!

    Não conheço o Hornby, mas sua descrição de Polysyllabic Spree me deixou muito interessada em saber mais sobre o livro.

    Parabéns pelo blog!

    :*

    ResponderExcluir

 

Receba nossas notícias